#AquiTemTecnologia AcessaBrasil ® Etapa Porto Alegre/RS

INFORMAÇÕES DO EVENTO

Organizadores: ABEMEC-RS, iATOS e Engenharia&Prosa

Patrocinadores: CONFEA-CREA, MÚTUA-RS e Centro Cultural da UFRGS

Site oficial: www.acessa.engeprosa.com

Site inscrições: https://www.sympla.com.br/aquitemtecnologia-acessabrasil-r-etapa-porto-alegrers__1585738

Texto

INOVAR É SÓ O COMEÇO

Com objetivo de apresentar e debater as soluções de acessibilidade e o direito de ir e vir das pessoas com limitações de movimentação em condomínios edílicos e comerciais foi que pensamos o ACESSA BRASIL.

Você sabia que, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), atualmente no Brasil 45,6 milhões de pessoas têm algum tipo de deficiência (visual, motora, auditiva, mental, intelectual ou múltipla)? Esse número equivale a 23,91% da população brasileira. A maioria vive em áreas urbanas, o que corresponde a 38,5 milhões de habitantes.

Para facilitar o dia a dia destas pessoas com foco em amparar o direito de todos de ir e vir, as edificações precisam se adequar à norma de acessibilidade NBR9050:2015 da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Com relação ao meio de transporte (vertical ou horizontal) há regras específicas a serem atendidas e que inserem uma série de itens para a acessibilidade em transportes verticais em um compêndio da ABNT.

Além desses normativos também há de se observar o disposto na LEI No 10.098, de 19 de dezembro DE 2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida.

Além disso, em setembro de 2015, representantes dos 193 Estados-membros da ONU, incluindo o Brasil, se reuniram em Nova York adotaram o documento “Transformando o Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável” (A/70/L.1), os países comprometeram-se a tomar medidas ousadas e transformadoras para promover o desenvolvimento sustentável nos próximos 15 anos sem deixar ninguém para trás.

Associado aos já apresentados há também a necessidade de se fazer incentivar as atividades de serviços e produção fabril nacionais, bem como transferências de novas tecnologias.

O Acessa Brasil se propõe a reunir em um único local empresas fabricantes de equipamentos de transporte vertical de forma inclusiva, empresas de serviços sejam periódicos ou esporádicos, autarquias estatais e para-estatais, empresas de economia mista, agendes financeiros e autoridades, bem como gestores de instalações e síndicos.

Com foco na discussão de soluções para implantação dos elevadores que possa permitir o direito de ir e vir dos cidadãos.

Venha nos visitar e ter acesso a todo esse conhecimento compartilhado de forma generosa por nossos palestrantes.

NÃO FIQUE DE FORA

INSCREVA-SE