#AquiTemTecnologia Inspeção Veicular ® Etapa Porto Alegre/RS

Organizadores: ABEMEC-RS, iATOS e Engenharia&Prosa

Patrocinadores: CONFEA-CREA, MÚTUA-RS e Centro Cultural da UFRGS

Site oficial: www.veicular.engeprosa.com

Site inscrições: https://www.sympla.com.br/aquitemtecnologia-inspecao-veicular__1578484

Texto

INOVAR É SÓ O COMEÇO

Com foco na implantação do artigo 104 da lei 9503 que trata da inspeção veicular técnica e ambiental periódica, dentro de um programa de manutenção veicular, que incluí a elucidação do dever do condutor em manter as condições físicas e operacionais do veículo automotor.

Esse programa é capaz de identificar, de forma preventiva, problemas de funcionamento com tempo hábil para resolução dos mesmos evitando com isso acidentes de trânsito, indisponibilidade, vulnerabilidade e custos sociais.

Com esse foco o Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN, estabeleceu a Resolução 716/2017 que determina a obrigatoriedade da inspeção veicular aos veículos com mais de 3 anos de forma periódica.

Segundo essa Resolução o programa passou a ser obrigatório em 2019, tendo seu cronograma apresentado pelo Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN).

Outro pondo de suma importância é trazer à luz a necessidade do profissional legalmente habilitado para exercício das inspeções, em veículos tais como: transportes escolares, reboques e caretinhas.

Com abordagem ampla os principais eixos envolvidos são:

  • Transporte escolar
    • Transporte de carga e de passageiros
    • Inspeção Técnica Veicular
    • Manutenção Preventiva de Veículo Automotor
    • Inspeção ambiental.

Venha nos visitar e ter acesso a todo esse conhecimento compartilhado de forma generosa por nossos palestrantes.

NÃO FIQUE DE FORA

INSCREVA-SE

#AquiTemTecnologia AcessaBrasil ® Etapa Porto Alegre/RS

INFORMAÇÕES DO EVENTO

Organizadores: ABEMEC-RS, iATOS e Engenharia&Prosa

Patrocinadores: CONFEA-CREA, MÚTUA-RS e Centro Cultural da UFRGS

Site oficial: www.acessa.engeprosa.com

Site inscrições: https://www.sympla.com.br/aquitemtecnologia-acessabrasil-r-etapa-porto-alegrers__1585738

Texto

INOVAR É SÓ O COMEÇO

Com objetivo de apresentar e debater as soluções de acessibilidade e o direito de ir e vir das pessoas com limitações de movimentação em condomínios edílicos e comerciais foi que pensamos o ACESSA BRASIL.

Você sabia que, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), atualmente no Brasil 45,6 milhões de pessoas têm algum tipo de deficiência (visual, motora, auditiva, mental, intelectual ou múltipla)? Esse número equivale a 23,91% da população brasileira. A maioria vive em áreas urbanas, o que corresponde a 38,5 milhões de habitantes.

Para facilitar o dia a dia destas pessoas com foco em amparar o direito de todos de ir e vir, as edificações precisam se adequar à norma de acessibilidade NBR9050:2015 da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Com relação ao meio de transporte (vertical ou horizontal) há regras específicas a serem atendidas e que inserem uma série de itens para a acessibilidade em transportes verticais em um compêndio da ABNT.

Além desses normativos também há de se observar o disposto na LEI No 10.098, de 19 de dezembro DE 2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida.

Além disso, em setembro de 2015, representantes dos 193 Estados-membros da ONU, incluindo o Brasil, se reuniram em Nova York adotaram o documento “Transformando o Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável” (A/70/L.1), os países comprometeram-se a tomar medidas ousadas e transformadoras para promover o desenvolvimento sustentável nos próximos 15 anos sem deixar ninguém para trás.

Associado aos já apresentados há também a necessidade de se fazer incentivar as atividades de serviços e produção fabril nacionais, bem como transferências de novas tecnologias.

O Acessa Brasil se propõe a reunir em um único local empresas fabricantes de equipamentos de transporte vertical de forma inclusiva, empresas de serviços sejam periódicos ou esporádicos, autarquias estatais e para-estatais, empresas de economia mista, agendes financeiros e autoridades, bem como gestores de instalações e síndicos.

Com foco na discussão de soluções para implantação dos elevadores que possa permitir o direito de ir e vir dos cidadãos.

Venha nos visitar e ter acesso a todo esse conhecimento compartilhado de forma generosa por nossos palestrantes.

NÃO FIQUE DE FORA

INSCREVA-SE

Projeto CERRA.DO COFFEE

O Projeto aborda a cadeia produtiva do café brasileiro com foco no café do cerrado
Inovar é só o Começo

O evento ocorrerá no dia 19 de novembro de 2021 com programação das 09:00 às 18:00, podendo participar de forma presencial (no Auditório do CREA-DF, Brasília/DF) ou de forma remota.

O acesso ao evento (ou às informações e “link” para assistir de forma remota) têm que ser dados por inscrição, gratuita, de forma antecipada pelo site do evento, por isso INSCREVA-SE.

Este evento, além da organização compartilhada entre a Engenharia & Prosa, iATOS e a ABEMEC-DF, conta com o patrocínio da GHS Brasil, Eletrofrigor, StarCenter, Recigases e CONFEA-CREA além da participação do CREA-DF.
Saiba+ em: http://www.cafe.engeprosa.com

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ELEIÇÕES – ELEIÇÕES DE 2020

A Comissão Eleitoral da Associação Brasileira de Engenheiros Mecânicos Seção RS – ABEMEC-RS, designada pelo Conselho Deliberativo, nos termos do art. 51, combinado com os arts. 49, 52 e 53, do Estatuto da ABEMEC-RS, em sua terceira

alteração, registrada sob n° 51587, à folha 109 F do livro A n° 64 de Registro Civil

das Pessoas Jurídicas, em 25 de julho de 2005, em concordância com o Regimento Eleitoral, torna público a Convocação das Eleições da ABEMEC-RS de 2020.

O processo eleitoral ocorrerá dia 16 de dezembro deste ano, terça-feira, na sede da ABEMEC-RS, Av. Dom Pedro II, 864, 2° andar, com início às 10h e término às 18h. Próxima gestão 2021/2022.

Comissão Eleitoral da ABEMEC-RS

Carlos Alberto Corrêa – Presidente
Ivo Germano Hoffmann

Julio Surreeaux Chagas

Manutenção dos elevadores com o advento da pandemia COVID-19: necessidades e prevenção de riscos

Com o objetivo de auxiliar a sociedade, e principalmente os profissionais envolvidos com as atividades de manutenção de elevadores neste período da pandemia COVID-19, apresentamos orientações e recomendações específicas para execução das atividades e para prevenção do risco de contágio, complementares às orientações das autoridades competentes.

Elevadores são equipamentos de transporte vertical necessários nas edificações, principalmente neste momento em hospitais e centros clínicos que precisam manter o transporte de pessoas e macas, assim como nas indústrias e supermercados que abastecem os produtos fundamentais para sociedade e necessitam de elevadores para movimentação de cargas. Não podemos desconsiderar os condomínios residenciais e comerciais em uso, pois temos pessoas com mobilidade reduzida que necessitam utilizar os elevadores, tais como cadeirantes, pessoas com restrição visual, pessoas com restrições para andar e inclusive os idosos.

Leia Mais

Candidatos a presidência do CREA-RS. A ABEMEC-RS abre espaço para apresentarem suas propostas de campanha para a entidade.

Candidatos a presidência do CREA-RS. A ABEMEC-RS abre espaço para  apresentarem suas propostas de campanha para a entidade.

Inscrições e informações pelo e-mail: presidente@abemec-rs.org.br